Nil Matos's

Personalidade

Monte Fuji…porque não escalar… para o céu do Japao?!

Japan

Quando a imigração japonesa começou ha 100 anos atras, talvez eu tenha vindo tambem como japonesa. Nunca se sabe, pois me adaptei tão bem àquele País que muitas vezes penso em renegar minhas origens portuguesa, indígena, italiana e Alemã, ou mais umas tantas outras, mas sou brasileiríssima e não nego. Aliás, sempre me confundiam com italiana, espanhola porque nunca tive aquele ar abrasileirado, deslumbrante característico de nossa raça, sempre fui muito discreta e odiava chamar atenção.

Uma vez uma amiga japonesa me disse: “Voce nem parece estrangeira, se veste muito discretamente, com roupas pouco coloridas, cabelos sempre arrumados”. Será que as brasileiras andam despenteadas? Sim. Sempre com aquele cabelão inteiro, todas com a mesma cara. Foi isto que percebi assim que desci no Aeroporto de Guarulhos em 19 de Março de 2009, depois de 19 anos.
Achei o Aeroporto uma coisa muito pequena, sem brilho, sem identidade e todos olhavam insistentemente, sim porque o brasileiro olha, encara e não se toca, nem disfarça… coisas de gente fria.
Bom depois esperamos por minha família quase 1 hora. Sim 1 hora de atrazo. Ah! Mas é o transito, a chuva, um acidente, etc. Brasileiro tem desculpa pra tudo, só não tem desculpa para chegar adiantado.
Estava voltanto para minha amada Pátria-Brasil, e já me sentia uma exilada nem conseguia mais falar o portugues corretamente e não achava as palavras certas para definir meu espanto e encanto. A São Paulo de 20 anos atras já não era a mesma poluída de carros velhos, mendigos e buzinas ensurdecedoras, estava bonita, sem aquelas toneladas de lixo nas ruas, e não estou falando de Jardins, falo das Margens da Marginal Pinheiros, de Santo Amaro, Ibirapuera, Brooklin, Butantã e Cidade universitária (USP). Mas minha primeira impressão nao para por aqui, mas falarei sobre isto mais tarde.
Agora quero e preciso falar de minha chegada na Terra dos Samurais.

2010/01/19 - Posted by | Uncategorized

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

